fone (19) 3234-2823

chas


CHÁS COMPOSTOS


 

O Chá Composto é assim chamado por possuir na sua composição uma mistura de plantas medicinais, em quantidade previamente estudada, com propriedade terapêutica para uma determinada doença.

 

CHÁ CALMANTE

Indicação - Irritabilidade, insônia, menopausa.

Composição - Maracujá, Mulungú, Camomila, Melissa e Capim Cidrão.

Preparação - 1 colher (sopa) para 250 ml de água fervente. Abafar e coar.

 

CHÁ DIGESTIVO

Indicação - Combate gases, má digestão, azia e a perturbações digestivas em geral.

Composição - Coentro, Alcarávia, Funcho, Camomila. Hortelã pimenta.

Preparação - 250 ml de água fervente para 1 colher (sopa) do chá. Abafar e coar.

 

CHÁ EMAGRECEDOR

Indicação - Auxiliar em regimes de emagrecimento. Laxante suave e diurético.

Composição - Senne folhas, Uva Ursina, Mate-verde e Cavalinha.

Preparação - Deixar ferver 1 copo de água e despejar o equivalente a 1 colher de sopa rasa do chá. Em seguida, retirar do fogo e abafar. Deixar em repouso por 10 minutos e coar.

 

CHÁ PARA FÍGADO E VESÍCULA

Indicação - Para os males do fígado e vesícula biliar, tais como dores de cabeça, enxaqueca, boca amarga, dificuldade na digestão de frituras e gorduras.

Composição - Bagas de Zimbo, Cáscara sagrada, Frângula, Funcho e Feno grego.

Preparação - Em 1 copo de água fervente despejar o equivalente a 1 colher de chá da erva e deixar ferver durante 1 minuto. Retirar do fogo, abafar e coar.

 

CHÁ VIAS RESPIRATÓRIAS

Indicação - No tratamento sintomático da bronquite e asma. Combate a tosse, descongestionante das vias respiratórias.

Composição - Altéia, Alcaçuz, Anis estrelado, Avenca, Funcho e Malva.

Preparação - Deixar ferver ½ litro de água, despejar o equivalente a 1 colher de sopa do chá. Abafar e coar.

Modo de Usar - Tomar 1 copo, de 2 a 3 vezes ao dia.


CHÁ RENAL

Indicação - Diurético, antisséptico urinário, usado na prevenção da formação e eliminação de cálculos renais, descongestionante das vias urinárias.

Composição - Uva ursina, Estigmas de milho, Quebra-Pedra e Cavalinha.

Preparação - Deixar ferver 500 ml de água e despejar o equivalente a uma colher de sopa rasa do chá. Retirar do fogo, abafar e deixar em repouso por 10 minutos, Coar.

 

CHÁS SIMPLES


 

ABACATEIRO (Persea gratissima)

Indicação - É conhecido pela medicina popular no combate a várias doenças e males, entre eles a eliminação de parasitas intestinais e o combate a fadiga. O chá de folhas de abacate regula as funções intestinais e estimula o organismo a liberar energia, elevando o nível energético. Durante a Tensão pré-menstrual, o chá também é um aliado, diminuindo as dores de cólica e evitando significativamente as alterações de humor, Tem ação diurética.

 

AGONIADA (Plumeria lancifolia müller)

Indicação - Inflamações de útero, ovários e problemas menstruais.

 

ALCACHOFRA (Cynara Scolymus)

Indicação - Auxilia o funcionamento do fígado e dos rins, favorecendo a desintoxicação em problemas crônicos como a artrite, a gota e a doença hepática. alcachofra reduz os níveis de colesterol e de triglicérides, enquanto os níveis de lipoproteínas de alta densidade (HDL) tendem a aumentar.

 

ALCAÇUZ RAÍZ (Glycyrrhiza glabra l.)

Indicação - Emoliente, peitoral, edulcorante, usado nas afecções das vias respiratórias, tosses, bronquites e laringites.


ALECRIM (Rosmarinus officinalis l.)

Indicação - Estomacal, estimulante, usado nas gastralgias, dispepsias atônicas e nos estados de prostração geral.

 

ALFAZEMA FLORES (Lavandula officinalis)

Indicação - Para defumação e para sachet (como repelente de insetos de roupas). Usado para bronquites, resfriados, dores de cabeça.

 

ALTÉIA (Althaea officinalis l.)

Indicação - Emoliente, usado nas afecções catarrais das vias respiratórias, bronquites e tosses. 

 

ANIZ ESTRELADO (Illicium verum hooker)

Indicação - Relaxante natural, aromático, usado para combater insônia e também gases intestinais. 

 

ARTEMISIA (Artemisia vulgaris l.)

Indicação - Anti-espasmódico, emenagogo, usado na flatulência, vômitos espasmódicos, histeria, convulsões, epilepsia, menstruação deficiente, nas dismenorréias.

 

BAGAS DE ZIMBRO (Juniperus communis)

Indicação - Estomacal, balsâmico, anti-reumático, diurético, usado como aperitivo, combate a atonia dos órgãos digestivos, flatulência, dispepsia. Empregado nas afecções catarrais das vias respiratórias, com a vantagem de produzir apreciável efeito sudorífico, diurético, nas hidropsias, cistites, uretrites, blenorragias, também é usado como condimento.

 

BANCHA (Thea sinensis)

Indicação - Desintoxicante, digestivo, diurético, auxiliar nos regimes de emagrecimento.

 

BARBATIMÃO (Stryphnodendron barbatiman m.)

Indicação - Tônico, depurativo, adstringente, usado nas anemias, fraquezas gerais, bedilidades, esgotamentos, escrófulas, escorbuto, preconizado como antihemorrágico, particularmente nas metrorragias, e hemorragias uterinas, também usado como anti-diarreico.

 

Bardana (Arctium Lappa)

Indicação - Tratamento de acne, furúnculos, abscesso, eczemas, caspa, má digestão, gastrite, prisão de ventre, diabetes, reumatismo, gota, bronquite, cólicas renais ou nefropatia, .As propriedades da bardana incluem sua ação antibacteriana, fungicida, adstringente, antiinflamatória, anti-séptica, calmante, cicatrizante e depurativa.

 

BOLDO FOLHAS (Peumus boldus l. molina)

Indicação - Diurético, usado nas inapetências, indisposições gástricas, estimulando a digestão e combatendo a atonia gastrointestinal, empregado no tratamento de icterícia, útil na litíase biliar e nas afecções do fígado e do baço, prescrito nas doenças catarrais das vias gênito-urinárias.

 

CALÊNDULA (Calendula officinalis l.)

Indicação - Cicatrizante, utilizado em problemas de pele como manchas, alergias, coceiras. Externamente é usado em banhos de assento para higiene íntima da mulher.

 

CAMOMILA (Matricaria chamomilla)

Indicação - Uso específico na diarreia infantil, estomáquico, antiespasmódico, sudorífero, é muito útil nas perturbações gástricas, seus efeitos sedativos atenuam crises e espasmos dolorosos. Na cefaleia gripal, melhora muito a dor, sem o inconveniente de muitos analgésicos, que reduzem a diurese e favorecem a retenção no organismo de substâncias tóxicas.

 

CANA DO BREJO (Costus spp.)

Indicação - Diurético, usado para cistite, problemas das vias urinárias e próstata.

 

CANELA CASCAS (Cinnamomum zeylanicumnees lauraceae)

Indicação - Edulcorante, excitante, tônico, estimulante, carminativo estomáquico; seus efeitos fisiológicos são devidos ao óleo essencial e ao tanino; aumenta a secreção do suco gástrico, favorecendo a digestão; seus efeitos excitantes se manifestam sobre o coração, sistema nervoso. Usado na atonia do estômago e intestino, nas dispepsias e flatulências, metrorragias, na inércia uterina restabelece as contrações; como edulcorante e corretivo, para moderar as cólicas é associado aos purgativos.

 

CARQUEJA DOCE (Baccharis articulada)

Indicação - Anti espasmódico, carminativa, anti microbiana, anti séptica e inseticidas.

 

CARQUEJA AMARGA (Baccharis genistelloides persoon)

Indicação - Tônico, amargo, estomacal, anti-diarreico, exercendo ação benéfica sobre o fígado e intestino, usado como sudorífero nas febres ligeiras.


CASCARA SAGRADA (Rhamnus purshiana d.c.)

Indicação - Amargo, estomáquico, laxativo, purgativo, colagogo, usado nas dispepsias, prisão de ventre habitual exercendo ação laxativa, podendo o seu uso ser diário e prolongado sem que sobrevenham fenômenos de irritação, é empregado nas febres intermitentes, seus efeitos colagogos são apreciáveis no desengorgitamento do fígado e do baço, e consequentes infecções palúdicas.

 

CAVALINHA (Equisetum arvense)

Indicação - Diurético, hemostático, remineralizante, usado nas doenças renais e das vias urinárias, proporcionando um bom aumento da diurese; nas hemoptises, fluxos hemorroidários, metrorragia, produz efeitos hemostáticos satisfatórios; favorece ao organismo reações de defesa provocando proliferação fibrosa ativa.


CENTELLA ASIÁTICA

Indicação - Atividade anticelulítica e estimulante circulatória. O efeito benéfico da centella asiática nos casos de celulites estaria relacionado com sua capacidade para potencializar a estrutura do tecido conjuntivo com redução da esclerose, enquanto que sua ação na insuficiência venosa está determinada por uma combinação de seus efeitos sobre o tecido conjuntivo e sua capacidade de melhorar o fluxo sanguíneo nos membros afetados.

 

CHÁ AMORA (Morus nigra)

Indicação - Repositor hormonal, equilibrador das taxas hormonais, problemas de TPM, menopausa, calmante e sedativo.

 

 

CHÁ BRANCO (Camellia sinensis)

Indicação - Esse tipo de chá possui as mesmas características do chá verde. A diferença é que é produzido com folhas mais jovens, essa é a unica diferença entre os dois. O chá branco é extraído da mesma erva que o chá verde e o chá preto, a Camellia Simensis, porém o chá branco é colhido apenas uma vês ao ano e é composto por brotos e flores da planta, numa composição de mais nutrientes potencialmente ativos, rico em polifenóis, entre outros antioxidantes, essas substâncias ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular, ajuda a eliminar a gordura corporal e é redutor dos níveis de colesterol.

 

CHÁ HIBISCUS (Hibiscus sabdariffa L.)

Indicação - Anti-espasmódico, anti-inflamatório, redutor da hipertensão, antioxidante natural, afrodisíaco, diurético, laxante suave e auxiliar nas dietas de emagrecimento.

 

CHÁ JAVA (Macrotyloma Axillare)

Indicação - Suas propriedades são muitas, esta planta ajuda no combate a doenças como reumatismo, hipertensão, gota, infecções urinárias, doenças do coração, problemas de hepatite, litíase renal e colesterol alto. Além de ser usada como antisséptico e depurativo, podendo ser aplicada sobre machucados, por exemplo para evitar o risco de infecções.

 

CHÁ VERMELHO (Camellia sinensis)

Indicação - Auxilia nas dietas de emagrecimento, diminuindo o apetite e diminuindo o inchaço que dá a sensação de gordura. Reduz o colesterol ruim e aumenta o bom, tem ação antioxidante. O chá vermelho também conhecido como Red Tea e Pue-eh, é colhido e fermentado naturalmente por cerca de 50 a 60 anos, aumentando assim suas propriedades.

 

CHÁ VERDE (Camellia sinensis)

Indicação - Pesquisas indicam que o chá-verde possui inúmeras propriedades medicinais e age como analgésico, antibacteriano, antioxidante, anti tumor, adstringente, descongestionante, diaforético, diurético, imunoestimulante, nervino e hemostático. Dentre seus principais usos, destacam-se a prevenção, combate e tratamento de alergias, arteriosclerose, asma, resfriados, congestão, tosse, depressão , diarreia, infecções digestivas, disenteria, fadiga, ressacas, hepatite, colesterol alto, enxaqueca, perda de dentes e tumores.

 

CHAPÉU-DE-COURO (Echinodorus grandiforus micheli)

Indicação - Diurético, depurativo, utilizado para as doenças das vias urinárias, reumatismos e gôta.

 

DENTE LEÃO (Taraxacum officinale)

Indicação - Parte aérea Tônico, colagogo, diurético, hepatoprotetor, anti tumoral, hipoglicemiante, antiinflamatório e colerético.


ERVA CIDREIRA (Cymbopon winterianus jowitt)

Indicação - Estimulante, sedativo, vulnerário; usado nos desfalecimentos, síncopes, vertigens, nas perturbações gástricas; empregado nas crises nervosas, no histerismo, nos espasmos, na tosse espasmódica. Externamente em fricções é usado como estimulante cutâneo.

 

ERVA DOCE (Pimpinella anisum)

Indicação - Carminativo estomacal, edulcorante; usado nas gastralgias, flatulências, cólicas, agindo sobre o sistema neuromuscular; empregado sempre que o tubo gastrointestinal apresenta contrações dolorosas. É também utilizado como galactogênico e edulcorante, entrando na composição de diversos produtos.

 

ERVA MATE VERDE (Ilex paraguariensis)

Indicação - Estimulante, diurético, digestivo, antoxidante, antiviral. Usado para cólica renal e reumatismo.Ajuda a controlar o apetite.

 

ESPINHEIRA SANTA (Maytenus ilicifolia martius)

Indicação - Combate a hiper acidez, é analgésico e usado como cicatrizante para úlceras estomacais. Normaliza as funções gastro-intestinais.

 

ESTIGMAS DE MILHO (Zéa maïs)

Indicação - Diurético usado contra as afecções agudas e crônicas dos rins e das vias urinárias; empregado no tratamento da litíase renal, nefrites, diátese úrica, cistites, incontinência urinária, catarro vesical. Modifica o odor amoniacal da urina, atenuando as dores da micção; atua sobre a mucosa renal e vesical, fazendo desaparecer o pus das mucosidades.

 

FARINHA DE MARACUJÁ

Indicação - A farinha maracujá (também conhecida como fibra de maracujá) auxilia em regimes de emagrecimento, reduz taxas de glicemia e colesterol. Estudos científicos indicam que a casca do maracujá é extremamente rica em pectina, um tipo de fibra solúvel que ajuda a reduzir as taxas de glicose no sangue.

 

FENO-GREGO (Trigonella foenum graecum l.)

Indicação - Tônico, estimulante, revigorando as perdas e beneficiando o organismo; também é bastante utilizado em compressas e clister.

 

FOLHAS DE OLIVEIRA (Oleo europaea sativa)

Indicação - Possui alto poder antioxidante, emagrecedor, age especialmente nas gorduras acumuladas na região abdominal. Combate o cansaço, fadiga e o estresse.

 

FUNCHO (Foeniculum vulgare)

Indicação - Combate gases intestinais, e cólicas. É digestivo e relaxante.

 

GARCINIA CAMBOGIA

Indicação - A garcínia cambogia serve para constipação, disenteria, reumatismo, ulceras, auxílio e prevenção do armazenamento de gordura no organismo, emagrecimento, melhora os níveis de energia, reforço do sistema imunológico.

 

GARRA DO DIABO (Harpagophytum procumbens d.c.)

Indicação - É um produto natural, originário do Sudoeste da África, especialmente indicado contra o reumatismo, artrite, males do fígado e como desintoxicante do organismo.

Preparação - Colocar uma colher de chá do garra do diabo em cerca de 400ml (1 copo e meio) de água fervente, deixar em repouso por uma noite. No dia seguinte, espremer o resíduo.

 

GENGIBRE (Zingiber officinalis)

Rizoma Estimulante, carminativo, afrodisíaco, dispepsias, cólicas flatulentas, anti vomito e anti microbiano.

 

GRAVIOLA (Anona muricata)

Indicação - Diabetes, colesterol, anti parasiticida, antimicrobiana. Combate alguns tipos de câncer.

 

GUACO (Mikania glomerata sprenyel)

Indicação - Expectorante e sedativo da tosse, combate bronquites e resfriados.

 

GUAÇATONGA (Casearia silvestris)

Indicação - Anti-inflamatório natural, cicatrizante. Usado para combater úlceras e gastrites. Em bochechos é utilizado para inflamações e irritações da gengiva e em gargarejos para inflamações de garganta.

 

HORTELÃ PIMENTA (Mentha piperita l.)

Indicação - Estomacal, estimulante, carminativo, edulcorante, vulnerário. Usado nas atonias digestivas, flatulências, dispepsias nervosas, nas palpitações e tremores nervosos, vômitos, cólicas uterinas, nos catarros brônquicos, facilitando a expectoração; também para mascarar o aroma de certas preparações.

 

IPÊ ROXO (Tabebula/avella ne dae lor.)

Indicação - O liber (ou floema) da casca é empregado como adstringente, sendo também utilizado contra as estomatites.

 

JAMBOLÃO: (Syzygium jambolanum)

Indicação - Adstringente, antiinflamatório, anti diabético, diarréias e disenterias. Uso externo: gargarejo.

 

JASMIM (Jasminum officinalis)

Indicação - Relaxante natural combate a insônia é digestivo e diurético.

 

LINHAÇA SEMENTE (Linum usitatissemum l.)

Indicação - Como laxante, combate as inflamações intestinais, vias urinárias, e externamente é utilizado em compressas.

 

LOSNA (Artemísia absinthium l.)

Indicação - Problemas hepáticos, mau funcionamento do pâncreas e da vesícula biliar; também para falta de apetite.

 

MAÇA (Malus sylvestris)

Indicação - Adstringente, anti -inflamatória, bactericida, cicatrizante, descongestionante e tônica.

 

MACELA (Achyrocline satureoides d.c.)

Indicação - Anti-diarreico, usado para problemas de figado e vesícula biliar, colite.

 

MALVA FOLHAS (Malva sylvestris l.)

Indicação - Peitoral, emoliente; usado nas afecções catarrais das vias respiratórias , bronquites, tosses, laringites; nos estados inflamatórios das vias digestivas e urinárias. Externamente o decocto é usado nas inflamações da boca e da garganta em bochechos e gargarejos; em lavagens intestinais nas diarreias para atenuar a inflamação das mucosas; em cataplasmas, em tumores, contusões inflamadas, etc.

 

MELISSA (Melissa officinalis l.)

Indicação - Estimulante, sedativo, vulnerário; usado nos desfalecimentos, síncopes, vertigens, nas perturbações gástricas, nas crises nervosas, no histerismo, na tosse espasmódica. Externamente em fricções é usado como estimulante eutâneo.

 

MULUNGU (Erythina mulungu)

Indicação - Casca Hipnótico, sedativo e calmante. Usado para insônia, dores reumáticas e afecções hepáticas.

 

PASSIFLORA MARACUJÁ (Passiflora incarnata)

Indicação - Sedativo, tranqüilizante, anti espasmódico e diurético.

 

PATA VACA (Bauhinia forficata)

Indicação - Hipoglicemiante, anti diebética, diurética, anti bacteriana, fungicida. Usada para cistite.

 

PAU TENENTE (Quassia amara)

Indicação - Tônico, aperitivo, estomáquico, anti microbiana e eupéptico. Aumenta as secreções salivar, gástrica e biliar.

 

QUEBRA-PEDRAS (Phylanthus niruri spp.)

Indicação - Tônico estomacal, colagogo, diurético; usado nos casos de inapetência, embaraços gastro-intestinais , prisão de ventre, engorgitamento do baço e do fígado, icterícia, combate e glicosuria, sendo utilizado no tratamento do diabetes; é largamente usado nas hidropsias, afecções renais e das vias urinárias, como dissolvente de cálculos, etc.

 

ROSAS BRANCAS (Rosa centifolia l.)

Indicação - Nas inflamações intestinais não crônicas. No tratamento das vias urinárias, e também na eliminação de cálculos renais.

 

SALSAPARRILHA (Smilax spp.)

Indicação - Sudorífico, depurativo, anti-reumático,anti-gôta, nas dermatoses e manifestações sifilíticas secundárias.

 

SÁLVIA (Salvia officinalis l.)

Indicação - Estimulante estomacal, vulnerário, nas atonias digestivas, anti-náuseas, nas dispepsias, para combater os suores dos convalescetes e para limitar a secreção láctea. Externamente o decocto é utilizado como cicatrizante nas úlceras, em gargarejos nas inflamações da boca e garganta.

 

SASSAFRAS (Ocotea pretiosa mez.)

Indicação - Anti-reumático, depurativo, utilizado também em inchaços.

 

SENE FOLICULUS (Cassia angustifolia vahl)

Indicação - O sene foliculus, tem um poder laxativo (purgativo) mais suave, do que as folhas, podendo ser usado à frio.

Preparação - Despeje o equivalente a 1 colher de sopa do chá em ½ litro de água fervente, deixando em maceração por 12 horas.

 

SENE FOLHAS (Cassia angustifolia vahl)

Indicação - Laxativo e purgativo. Usado freqüentemente, pois não perturba demasiadamente as funções normais do tubo digestivo, sendo útil nos estados congestivos do abdômen, congestões encefálicas e pulmonares, pela ação imediata.

 

SETE SANGRIAS (Cuphea balsamona)

Indicação - Diurético, depurativo, balsâmico, laxante e anti sifi - lítico. Indicado para problemas de hipertensão.

 

STÉVIA FOLHAS (Stevia rebaudiana (bert) Hem sl.)

Indicação - Antidiabético. Possui efeito tônico estimulando as funções cerebrais, anulando os efeitos da fadiga e depressão. Possui ação estomacal, facilitando a digestão e diminuindo a hiper-acidez, ativador das funções metabólicas e diuréticas, pode ser indicado também em regimes de emagrecimento.

SUCUPIRA SEMENTES (Bowdichia major)

Indicação - Tônico e depurativo. Usado no tratamento do reumatismo, da escrofulose,em úlceras, dermatoses e manífestações sífiliticas secundárias; como tônico, na debilidade e fraqueza geral.

 

TANCHAGEM (Plantago major)

Indicação - Expectorante, emenagogo, diurético, anti-helmíntico, esti mulante e no tratamento do reumatismo.

 

TILIA (Tilia ordata miller)

Indicação - Anti-espasmódico, sedativo, usado nas gripes, resfriados e estados frebis, provocando a transpiração. Indicado nos espasmos, dores de estômago, excitações nervosas, histerismos; proporciona um sono tranqüilo aos que sofrem de insônia.

 

UNHA DE GATO (Uncaria tomentosa)

Indicação - Para o tratamento de asma, artrite, reumatismo, anti inflamatório do trato urinário e purificador dos rins.

 

UVA URSINA (Arctostaphylos uva ursi l.)

Indicação - Adstringente diurético. Usado como adstringente intestinal, nas diarréias e desinterias; todavia, é mais empregado nas afecções renais e das vias urinárias, em hematúrias renais, pielites, cistites, catarros vesicais, inflamações crônicas da próstata e uretra, na incontinência urinária; também diminui o número de micções, acalma as dores, combate as fermentações e o odor amoniacal da urina.

 

UXI AMARELO (Endopleura uchi)

Indicação - A casca é utilizada para dissolução de miomas.

 

ZEDOÁRIA (Curcuma zedoaria)

Indicação - Digestivo, protetor pulmonar, ativador das funções hepáticas e estimulante da secreção biliar.