fone (19) 3734-2330

fitoterapicos

O que é a fitoterapia?

O emprego dos vegetais como alimento, medicamento ou cosmético, se perde na história do homem na face da Terra. Os estudos da arqueologia demonstram que há mais de 3.000 anos as ervas eram utilizadas para esses fins. A fitoterapia, ou terapia pelas plantas, era conhecida e praticada pelas antigas civilizações. Pode-se afirmar que o hábito de recorrer às virtudes curativas de certos vegetais é uma das primeiras manifestações do esforço do homem para compreender e utilizar a natureza. É admirável que todas as civilizações, em todos os continentes, tenham desenvolvido pesquisas sobre as virtudes das plantas para fins alimentícios, medicinais e cosméticos. Mas, é mais admirável que esse conjunto de conhecimentos tenha subsistido por milênios. Em todos os países, tanto desenvolvidos como em desenvolvimento, as plantas medicinais são utilizadas. Nos primeiros, as plantas não só constituem matérias-primas para a produção industrial de derivados químicos puros, mas, como nos países em desenvolvimento, fazem parte de extratos ou compostos fitoterápicos utilizados no tratamento das mais diversas enfermidades.

FITOTERÁPICOS

 

AÇAI EXTRATO SECO

Indicação - O Açaí Extrato Seco é indicado como antioxidante, anti-inflamatório e redutor dos níveis de colesterol ruim (LDL). Além disso, os fitoquímicos presentes na composição do Açaí regulam atividades enzimáticas do metabolismo, agindo como um tônico natural, para reposição energética. Os fitoquímicos também reparam danos oxidativos causados no DNA, previnem o stress oxidativo, diminuindo as chances do desenvolvimento de doenças como Mal de Parkinson e Alzheimer e mantendo o sistema imunológico mais saudável.

 

AGAR-AGAR

É uma substância seca, hidrofílica, colorida; extraída de algas Rhodophyceae.
Indicação - Aumentar o peristaltismo intestinal, auxiliar nas dietas para regime de emagrecimento. Laxativo suave.
 
 

ALCACHOFRA

A alcachofra é um vegetal de extraordinário valor terapêutico. Atua como antitóxico, hepatoprotetor, estimulando a função da secreção biliar, facilitando a digestão das gorduras e o metabolismo celular. Atua também como redutor do colesterol.

Indicação - Favorece a secreção da bílis, problemas circulatórios, varizes, hemorroidas, tônico, diurético e atua sobre cálculos renais.

 

AMORA EXTRATO SECO

Indicação: Redução do risco de doenças relacionadas ao estresse oxidativo, as folhas são utilizadas como terapia de reposição hormonal.Auxilia nas disfunções renais e hepáticas. Tratamento de lesões bucais: na contenção de sangramento e na inflamação. Possui atividade anti-inflamatória, antioxidante e cicatrizante, combatendo radicais livres do organismo.

 

BERINJELA

Indicação - Colesterol, Triglicérides, Queima de Gordura.

 

BRÓCOLIS EXT
Indicação - Efeitos quimiopreventivos (estudos em: prevenção do câncer de bexiga, câncer de mama, câncer de pele, etc.), atividade fotoprotetora, antiirritante (reduz vermelhidão da pele exposta aos raios UV), ntioxidante. Outras indicações: prevenção ao câncer de próstata, redução de colesterol, proteção contra degeneração macular, prevenção de doenças cardíacas.

 

BLACK COHOSH (Cimicífuga racemosa)
Indicação - Age na regulação hormonal. Estudos de vários extratos indicam que a fração lipofílica contém o princípio ativo hormonal. Dentre suas ações está a de adstringência, diurética e emenagoga. Alivia calores, atrofia e ressecamento vaginal, a palpitação e ansiedade.

 

CARVÃO VEGETAL

Indicação - Tem propriedade de absorver substâncias tóxicas e gases. Excelente para dores de estômago, diarreias, gases e intoxicações alimentares.

 

CÁSCARA SAGRADA

Indicação - Prisão de ventre crônica, laxativa e purgativa, sem causar hábito. Ativa o metabolismo estimulando as funções gástricas e hepáticas.

 

CASTANHA DA ÍNDIA

Indicação - Nos casos de varizes e hemorróidas, pernas cansadas e doloridas. Atua na circulação, fortalece as paredes dos vasos, diminuindo a fragilidade capilar.

 

CAPSICI EXTRATO SECO

Indicação - Possui ação termogênica, promovendo o aumento da secreção de catecolaminas, eleva a temperatura corporal estimulando o gasto calórico; acelera o metabolismo de gordura da mesma forma que a capsaicina, podendo ser um potente adjuvante no gerenciamento do peso. Diminuição da gordura abdominal, termogenese, tem efeito antioxidante.

 

CÁPSULAS CALMANTES

Indicação - Auxilia no tratamento do nervosismo, da irritabilidade, agitação e stress. Favorece a indução ao sono natural.

Composição - Maracujá, mulungú, melissa e valeriana.

 

CÁPSULAS DIURÉTICAS

Indicação - Medicamento à base de produtos naturais, usado como diurético e antisséptico das vias urinárias. Atua também sobre cálculos renais.

Composição - Uva ursina, cavalinha e quebra pedra.

 

CÁPSULAS EMAGRECEDORAS NATURAIS

Indicação - Medicamento natural, usado como auxiliar no tratamento da obesidade. Contém inibidor natural do apetite, sendo também diurético.

Composição - Centella asiática, algas marinhas, uva ursina, alcachofra e C.M.C. (carboximeticelulose).

 

CÁPSULAS ENERGÉTICAS

Indicação - Tônico do organismo, usado em casos de astenias, neurastenias, estimulante, na impotência sexual, no cansaço e desânimo.

Composição - Catuaba, marapuama, castanha da índia e guaraná.

 

CÁPSULAS ÓLEO DE CÁRTAMO (Carthamus tinetórius)

Indicação - Planta de origem asiática que fornece ativos para bloquear a absorção de gorduras, promovendo uma redução de peso e da porcentagem de gordura localizada, principalmente na região abdominal. Sem contraindicações, o suplemento pode ser consumido mesmo por quem não costuma praticar atividades físicas regularmente.

 

CENTELLA ASIÁTICA

Indicação - A centella asiática é um vegetal que apresenta propriedades antrofísicas ao tecido conjuntivo, sendo indicada nos casos de fragilidade capilar, insuficiência venosa, varizes e no combate à celulite. Também possui propriedades cicatrizantes, indicada em casos de lesões dermatológicas. É utilizado em regimes de emagrecimento, pois facilita a queima de gordura.

 

CHLORELLA (Suplemento alimentar)

Indicação - Fonte natural de aminoácidos, vitaminas, sais minerais e proteínas.

 

CHÁ VERDE

Indicação - Eliminar gorduras, emagrecimento, auxiliar na digestão, baixar o índice do colesterol, antirradical livre.

 

CHITOSAN

Produto retirado da casca de crustáceos. É um suplemento dietético com alto teor de fibras, fazendo com que tenha diminuição do “mau” colesterol e uma redução na absorção de gorduras, oferecendo assim, um modo natural de controle de peso. 

Indicação - Auxilia no tratamento da obesidade.

 

CEREUS PERUVIANUS

Indicação - Verificou-se que o extrato da fruta, ingerida em cápsulas, diminui a vontade de comer doces e atua como moderador natural do apetite. O Koubo ainda favorece a quebra e eliminação de moléculas de gorduras localizadas. Koubo contém proteínas, fibras, vitamina C, Ômega 3 e Ômega 6 e amino ácidos naturais da planta, além de outras substâncias responsáveis pela ação moderadora do apetite e redutora de gordura que atuam, estimulando o organismo para liberar mais insulina à célula, sendo a principal responsável de saciedade.

 

CISSUS QUADRANGULARES

Indicação - É um poderoso antioxidante e eficaz em promover a perda de peso e combater os sintomas da síndrome metabólica. Inibe as enzimas lípase e amilase, bloqueia a absorção de carboidratos e gorduras alimentares, promove redução de peso e aumento de massa magra, reduz estresse oxidativo

 

CITRUS AURANTIUM

Indicação - O ativo sinefrina, presente no Citus aurantium, aumenta a lipólise e termogênese, melhorando a performance física durante exercícios aeróbicos e através da liberação de energia de reserva de gordura. O extrato de Citrus aurantium é indicado em dietas de emagrecimento e para a prática de exercícios físicos como energético. Dosagem usual - Máximo de 1600 mg/ dia divididos em até 5 tomadas.
Outros Nomes - Citrus Aurantium.

 

CORDIA EUCALYCULATA (Extrato 20:1)

Indicação - Dietas de perda de peso, como supressor do apetite; diurético; combate a celulite; redutor de gorduras localizadas, principalmente na região do abdômen; tonificante muscular; antiviral.

 

CRAMBERRY

Indicação - Prevenção de infecções no trato urinário, como a cistite. Também é utilizado para pacientes que tem bexiga neurogênica, doença do sistema nervoso ou de nervos envolvidos no controle da micção. Desodorizador da urina.

 

CRATAÉGUS

Indicação - Hipertensão arterial, calmante natural usado para combater insônia. Ameniza os efeitos da menopausa como: angústia, calor no rosto, ansiedade.

 

CURCUMA LONGA EXT

Indicação - Antioxidante, anti-inflamatório (Inibidor de NF-Kappa-B); propriedades gastrintestinais: hepatoprotetor, colagogo e hipolipidêmico, antiespamódico, quimiopreventivo; propriedades cardiovasculares: antiplaquetário, antiaterogênico; cicatrizante; antimicrobiano.

 

CYANOTIS VAGA

Indicação - Capacidade de proporcionar aumento da massa muscular. Melhora do desempenho físico. Auxílio na preservação de órgãos e tecidos. Pode estabilizar possíveis lesões celulares, diminuindo os processos degenerativos de órgãos e tecidos. Melhora da função hepática.

 

ECHINACEA PURPÚREA EXT

Indicação - Antiviral; antibacteriana; antiinflamatória; imunoestimulante. Preventivo e coadjuvante na terapia de resfriados e infecções do trato respiratório e urinário.

 

EQUINÁCEA

Indicação - Aumenta as defesas do organismo. Indicado para gripes, resfriados, alergias, dores de garganta, infecções virais.

 

EXTRATO DE MANGA AFRICANA

Indicação - Ajuda a prolongar a sensação de saciedade, diminui o apetite e faz com que a ingestão alimentar seja menor. Fibras presentes na fruta diminuem a fome e estimulam o funcionamento do intestino. O extrato do caroço da manga também possui componentes de ação lipolítica, ou seja, ajudam na queima de gordura, principalmente na região abdominal. Além de ajudar no emagrecimento e controle de peso, estudos comprovam que a manga africana ajuda no tratamento de diabetes tipo 2 e no controle dos níveis de colesterol no sangue

 

FÓRMULA ANTI-STRESS

Indicação - Memória, estresse, desgaste físico e mental.

Composição - Fitina, guaraná, ginseng bras., vit. B1, levedo de cerveja

 

GARCÍNIA CAMBOGIA (Ext. seco)

Indicação - Produto natural usado para inibir o apetite. A garcínia, melhora a capacidade do organismo em consumir gorduras para obtenção de energia, provocando uma redução no desejo de comer especialmente doces, o gerador de ansiedade para a maioria das pessoas em regimes de restrição de açúcar.

 

GARRA DO DIABO

Indicação - Antirreumático. Indicado para artrite, problemas de fígado e desintoxicação do organismo.

 

GINKGO BILOBA – 80mg (Ext. seco)

Indicação - Utilizado no tratamento e prevenção de deficiências vasculares causadoras de: labirintite, desordens de memória, dificuldade de concentração, vertigens, diminuição da capacidade auditiva, enxaqueca, cansaço nas pernas, sensação de frio em pés e mãos; além de prevenir o envelhecimento precoce, atuando como anti-radical livre.

 

GINSENG BRASILEIRO

Indicação - Tônico do organismo. Aumenta a circulação, fortalece o coração e todo o aparelho circulatório. Fortalece as funções nervosas, favorecendo sensivelmente a memória e a concentração; acelera a onvalescência e auxilia nos casos de esgotamento e indisposição, proporcionando nova vitalidade.

 

GINSENG KOREANO

Indicação - Tônico do organismo. Melhora a circulação, fortalece as funções nervosas, favorecendo sensivelmente a memória e a concentração, acelera a convalescência, sendo também tônico físico e metal.

 

GUARANÁ (Pó e cápsulas)

Indicação - Tônico estomacal, estimulante; no seu gênero, é um dos mais úteis elementos da terapêutica contemporânea. Tem o guaraná uma ação incomparável em relação ao sistema nervoso, revigorando as perdas e beneficiando o organismo. É de grande ação estomáquica e intestinal, curando ao mesmo tempo a disenteria e corrigindo a prisão de ventre, facilitando o trabalho digestivo, eliminando as fermentações e toxinas do organismo. É o guaraná tido como um grande preventivo da arteriosclerose, bem como muito conselhado no tratamento das nevralgias e enxaquecas, proporcionando bem estar em todos os estados fisiológicos abalados, por disfunção dos órgãos digestivos.

 

HIBISCUS EXT

Indicação - Tratamento de espasmos, cólicas uterinas e gastrointestinais; ratamento de hipertensão; digestivo; laxante suave e calmante; coadjuvante em tratamentos para redução de colesterol e triglicerídeos; tratamento da celulite; coadjuvante no tratamento da obesidade.

 

ISOFLAVONA (Fitoestrógenos da Soja) 

Atividade - É largamente utilizado na área ginecológica. Ele consiste num conjunto de substâncias naturais retiradas da soja, chamada isoflavonas. Sua atividade é semelhante aos hormônios femininos. Quando ingeridos, os fitoestrógenos da soja sofrem transformação estrutural no decorrer da digestão e são convertidos numa forma fraca de estrógeno. A isoflavona tem capacidade de normalizar os níveis de estrógenos circulantes, quer estejam altos ou baixos.

Indicação - Atenua os sintomas da menopausa, promove a formação óssea, e também possui efeitos cardioprotetores, com diminuição do colesterol LDL.

 

LECITINA DE SOJA

Indicação - Para diminuir a taxa de colesterol e triglicérides sanguíneos, como tônico, estimulante e auxiliar nos regimes de emagrecimento.

 

LEVEDURA DE CERVEJA

O levedo de cerveja é uma das substâncias conhecidas mais ricas em vitaminas, sais minerais e aminoácidos.

Indicação - Perturbações intestinais, espinhas, acnes, queda de cabelos, arteriosclerose,
fadiga, anemia, furúnculos, artrites, reumatismo, na obesidade e como tônico nervino.

 

LUTEINA ANTIOXIDANTE LIPOSSOLÚVEL

Indicação - Varredor de oxigênio singleto e radical peroxila; protetor dos olhos e da pele contra fotolesão; proteção da retina contra lesões causadas pela luz; fotoprotetor oral.

 

MACA

Indicação - É obtido das raízes de Lepidium meyenii e contém esteróides, compostos fenólicos, alcalóides, flavonoides, glicosídeos, saponinas, taninos e antocianinas, alem de vitaminas e sais minerais. Tem propriedades energéticas, além de ser restaurador físico e psicológico.

 

MANGA AFRICANA EXT
Indicação - É recomendado como adjuvante no tratamento da obesidade, diabetes e doenças relacionadas pois: Ajuda no controle da taxa glicêmica e colesterol, tem efeito laxativo, promove saciedade.

 

MARAPUAMA
Indicação - Tem diversos usos, sendo alguns cientificamente comprovados e outros usos tradicionais, alguns deles: distúrbios nervosos astenia (cansaço), depressão, ataxia locomotora (incoordenação do corpo); impotência sexual; distúrbios reumáticos; antifúngico. Usada também em formulações de tônicos, estimulantes e emagrecedores. 

 

MUCUNA

Indicação - Usada para aumentar a libido e os níveis de testosterona. Auxilia no aumento da força e da massa muscular; promove uma melhora na coordenação motora e na agilidade mental, além de sensação de bem estar. 

 

ÓLEO DE ALHO

Indicações - Pressão alta, prevenção de gripes e resfriados, bronquites crônicas, melhora a circulação sanguínea, é antisséptico pulmonar, ajuda a eliminar vermes e parasitas do trato intestinal.

 

ÓLEO DE FÍGADO DE BACALHAU

Indicação - Proteção da pele e dos pulmões. Prevenção de problemas de visão como vista cansada e cegueira noturna. Fundamental para absorção do cálcio e do fósforo, evitando osteoporose nos adultos e raquitismo nas crianças, assim como dentes menos sujeitos à cáries. Favorece a redução do colesterol e triglicérides. Fonte natural de vitaminas A e D.

 

ÓLEO DE GÉRMEN DE TRIGO

Indicação - Como suplemento de vitamina E natural. Revitalizante para a pele, prevenindo contra o ressecamento e as rugas. Aumenta o poder de resistência à fadiga dos esportistas, ativa a circulação sanguínea, prevenindo problemas cardiovasculares. 

 

ÓLEO DE PEIXE ÔMEGA – 3

Indicação - Como redutor de agregação de plaquetas no sangue, tornando o sangue mais fluído e impedindo a formação de coágulos. Reduz o excesso de triglicérides e colesterol. Ajuda a diminuir a pressão alta. Atenua estados inflamatórios, como a artrite reumatoide. Atua em problemas de pele como o eczema e a psoríase. 

 

ÓLEO DE PRÍMULA

Indicação - Tensão pré-menstrual, irritabilidade, displasias mamárias, menopausa.

 

PSYLIUM

Indicação - Deve ser utilizado em casos de constipação crônica, hemorróidas, gravidez, convalescença, pós-peratório, senilidade, colites e diverticulites. O Psylium também é administrado como adjuvante nas dietas de emagrecimento, pois promove saciedade.

 

ROMÃ EXT SECO (Pomegramate)
Indicação - Seu extrato é um ótimo antioxidante, auxilia no tratamento de doenças cardiovasculares, adjuvante no tratamento de neoplasias, efeito clareador da pele

 

RHODIOLA RÓSEA

Indicação - Melhora a resistência física e o rendimento no trabalho, a longevidade, a resistência à doenças provocadas por altas latitudes, e para tratar fadiga, depressão, impotência e desordens do sistema nervoso.

 

SPIRULINA

É uma alga azul do grupo das Cyanophyceas. É rica em proteínas, vitaminas e sais minerais.

Indicação - Prevenção de distúrbios vasculares, e na obesidade, como produto
dietético, diminui o apetite alimentar. Evita a flacidez dos tecidos.

 

TRIBULUS TERRESTRIS (Saponinas 40%)

Indicação - Tribulus terrestris é um hormônio não-esteroidal, que aumenta a testosterona e aumenta os níveis do hormônio luteinizante (L.H.). Estudos comprovam que quando administrado em homens saudáveis de 28 a 45 anos, em 3 doses de 250 mg ao dia, ocorre um aumento de 41% dos níveis de testosterona no decorrer de 5 dias. Além da testosterona, há um aumento da libido, da frequência e força das ereções e da recuperação da atividade sexual. Reduz os níveis de colesterol e a melhora do humor.
Em mulheres diminui os sintomas da frigidez sexual, aumenta a libido e reduz os sintomas da menopausa. Possui significante atividade diurética e inibe a formação de pedras nos rins, bem como atua em casos de espermatorréia, fosfatúria, doenças genitourinárias como disúria, gonorreia, cistite crônica, desordens urinárias, incontinências urinárias, gota e também em desordens uterinas após parto. Útil em diabetes, infecções respiratórias do trato inferior e superior e problemas cardíacos. Também mostrou reduzir a pressão alta, e mostrou ter efeito analgésico.

 

TURKESTERONE

Indicação - Promove o aumento de massa muscular, melhora o desempenho físico, melhora da função cardíaca, diminuição da sensação de cansaço durante o treino, favorece o aumento dos níveis de testosterona no organismo.

 

UNHA DE GATO

Indicação - Anti-inflamatório natural indicado nos casos de amigdalite, sinusite, rinite, artrite e reumatismo.

 

VITAMINA B 15

Extraída do caroço do damasco, possui elevado grau de defesa contra toxinas metabólicas.
Indicação - Oxigenação celular, combate a fadiga, esquecimentos, tonturas e zumbidos.

 

XAROPE DE GUACO

Indicação - Gripes, tosses e bronquites. É descongestionante das vias respiratórias, atua sobre a rouquidão.

 

YAM MEXICANO EXT

Indicação - É um fitoterápico obtido do rizoma seco de Dioscorea villosa (Dioscoreaceae), que contém diosgenina, um fitoestrógeno percursor na biossíntese de estróge-nos e de progesterona. Tem a capacidade de estimular osteoblastos e aumentara sensibilidade dos receptores hormonal no climatério, na dismenorréia, na tensão pré-menstrual, em distúrbios testiculares, impotência, hipertrofia da próstata e alterações psicossexuais. Também utilizado como coadjuvante no tratamento de dores e desconforto causados pela artrite e reumatismo.

 

ZEDOÁRIA

Indicação - Os estudos realizados da ZEDOÁRIA comprovam seu efeito estimulante sobre as funções hepáticas e digestivas, sendo indicada para os casos de:

- Mau funcionamento do fígado;
- Má digestão;
- Eliminação de gases intestinais;
- Combate ao mau hálito;
- Prevenção de úlcera gástrica.

 

POMADAS


ARNICA: Usada em contusões e traumatismos, é estimulante da circulação local.

CALÊNDULA: Antialérgica, usada em irritações da pele.

CONFREI: Usada em irritações da pele. Possui ação calmante, secativa e cicatrizante.

HAMAMÉLIS: Apresenta ação adstringente e descongestionante da circulação local, para varizes e hemorroidas.

PRÓPOLIS: Cicatrizante, antialérgica.